O manejo florestal sustentável é um modelo que permite a exploração racional dos produtos madeireiros e não madeireiros com técnicas de mínimo impacto ambiental sobre os elementos da natureza. Uma floresta manejada continuará oferecendo suas riquezas para as gerações futuras, pois a madeira e seus outros produtos são recursos renováveis.

Floresta manejada é aquela em que houve efetivamente a prescrição de uma colheita de impacto reduzido (sistema de colheita), a prescrição de tratamentos silviculturais (sistema silvicultural) e o monitoramento do impacto no remanescente florestal (sistema de monitoramento). Manejo florestal sustentável busca a administração da floresta para a obtenção de benefícios econômicos, sociais e ambientais, respeitando-se os mecanismos de sustentação do ecossistema objeto do manejo e considerando-se, cumulativa ou alternativamente, a utilização de múltiplas espécies. O manejo florestal sustentável prioriza a permanência da floresta “em pé”, já que sua existência é o que garante a sobrevivência econômica da atividade florestal. Também possibilita que as populações nativas vivam dos recursos proporcionados pela própria floresta, evitando sua derrubada e contribuindo para que a floresta seja preservada, ao mesmo tempo que lhe confere um valor econômico.

O assunto ainda é pouco abordado, pois não existem portais especializados, e os sites setoriais, dão poucos detalhes das operações, perante o tamanho de seu conteúdo e relevância para a sociedade nos dias atuais. Quem está mudando a história do manejo florestal sustentável é nosso parceiro Claudinei Freitas, da madeireira MadFreitas. Durante a o início da pandemia, Claudinei estava inquieto com a situação de confinamento, e resolveu começar a filmar o dia-a-dia em sua madeireira criando conteúdo para seu canal no YouTube, que se chama MADEIRA LEGAL. Começou filmando etapas do manejo florestal sustentável e também curiosidades sobre os tipos diferentes de madeiras que eles beneficiam no manejo deles. 

No vídeo abaixo, o canal MADEIRA LEGAL mostra como é feito a identificação das toras na cadeia de custódia, utilizando plaquetas da Signumat Tecnologia Florestal.

 

A idéia deu super certo, e Claudinei foi ganhando seguidores semanalmente. Existe muita troca e comentários de pessoas que vivem o mundo do manejo florestal sustentável, e também muitos acessos de pessoas que não conheciam todas as etapas de uma madeireira e eram curiosas sobre o tema. Claudinei investiu recentemente na aquisição de um drone de última geração, e agora também posta vídeos aéreos, para demonstrar a grandeza que é uma floresta bem cuidada. O canal MADEIRA LEGAL também traz curiosidades regionais e entrevistas com associados do setor madeireiro. Recentemente ganhou um título de reconhecimento internacional devido ao conteúdo gerado.

Gostaríamos de parabenizar esta grande ideia do Claudinei, e desejar-lhe sucesso nessa empreitada. Quem ganha é o Brasil, com esta grande oportunidade de mostrar de onde vem e como é feita, a madeira legal. 

Link da página no youtube: https://www.youtube.com/c/MADEIRALEGALSIM

Texto : Signumat e Wikipedia.

Share This