A luta brasileira contra perdas da floresta amazônica continua, e sem demonstrar sinais que está reduzindo. Os dados revisados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o INPE, de agosto de 2018 até julho de 2019, mostram que foram suprimidos em torno de 10 mil quilômetros quadrados de florestal. Este índice é o maior já registrado desde 2008, segundo fontes do Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (Prodes).
O desmatamento ilegal, além dos danos ambientais, onde é responsável por 42% das emissões de gases de efeito estufa do território Brasileiro, também impactam no pilar social da sustentabilidade. Ele traz pobreza para a população da região Amazônica. Apesar da Amazônia ter 61% do território nacional, o Produto Interno Bruto (PIB), gerado pela região, foi de apenas 8%. Os indicadores refletem baixa geração de emprego e renda, e um PIB per capita abaixo da média nacional.
A madeira ilegal, deixa prejuízos por onde passa. Ela destrói o meio ambiente, não melhora a qualidade de vida das pessoas, e não agrega valor na ecônomia.
EXTRAÇÃO ILEGAL
A principal causa das derrubadas da floresta é a retirada irregular de madeira. O Sistema de Monitoramento da Exploração Madeireira (Simex), do Imazon, entre agosto de 2017 e julho de 2018, nos mostra que 70% de toda a produção madeireira do estado do Pará foi irregular. Ela esta espalhada principalmente em áreas privadas ou sob disputa (76%), também em terras indígenas (12%).
Não vemos outra alternativa se não o incentivo de uso de madeira oriunda de manejo sustentável. O manejo sustentável traz desenvolvimento econômico, aliado a preservação do bioma e de toda a biodiversidade da Amazônia Legal. Com o manejo sustentável, a gente pensa no longo prazo e nas próximas gerações.
A Signumat Tecnologia Florestal traz as soluções mais modernas para a identificação de toras nos projetos de manejo sustentável desde 1979 no Brasil. A nossa luta é diária, a quatro décadas, por um mundo mais sustentável.
Ao incentivar o uso racional, planejado e sustentável desse elemento, nós ajudamos a manter a floresta em pé.
Esta é nossa mensagem de final de ano. Agradecemos o 2020 desafiador que passou, e esperamos ansiosos o 2021 que chegará, com muita esperança de fazer um mundo mais sustentável e próspero!
Feliz natal e feliz ano novo!
Recent Comments