O Sisflora (Sistema de Comercialização e Transporte de Produtos Florestais) é um sistema de controle e monitoramento criado pelo governo brasileiro para rastrear a origem de produtos florestais, como madeira, carvão e lenha, desde a sua extração até a sua comercialização.

 

No estado de Mato Grosso, o Sisflora é gerenciado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA-MT) em conjunto com o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso (IMA-MT). O sistema é obrigatório para todas as empresas que extraem, transportam, comercializam ou industrializam produtos florestais no estado.

 

O processo de registro no Sisflora envolve a criação de uma conta no sistema, preenchimento de informações sobre a empresa, aquisição de créditos de transporte e a geração de Documento de Origem Florestal (DOF). O DOF é um documento que acompanha a carga de produtos florestais desde a origem até o destino final, garantindo a legalidade do produto e sua rastreabilidade.

 

A Sema implantou o novo Sisflora 2.0, que trouxe a implementação efetiva da cadeia de custódia em Mato Grosso e rastreamento do produto florestal desde a extração da madeira, até a destinação final.

A cadeia de custódia representa segurança, controle e monitoramento do volume autorizado na exploração florestal e o volume efetivo transportado. A madeira passa a ter rastreabilidade e chega ao consumidor final com a garantia de que foi retirada de forma legal da natureza.

A Signumat Tecnologia Florestal possui as soluções mais inovadoras para a rastreabilidade florestal. Nossas plaquetas de identificação de toras, são implementadas na etapa corte/secção da tora e transporte das toras identificadas. São feitas de material de altíssima durabilidade e resistem por vários anos mesmo expostas a todas as intempéries do clima.

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A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) promove o segundo encontro para apresentar o novo Sistema de Comercialização e Transporte de Produtos Florestais (Sisflora 2.0). O evento será online, na próxima quinta-feira (16/03) às 9h, transmitido ao vivo pelo canal do YouTube da Sema.

Com o novo sistema no ar há cerca de um mês, a apresentação trará as principais mudanças, detalhes sobre as fases de implantação e migração dos dados, e irá sanar as dúvidas dos usuários.

Na primeira edição, realizada no dia 6 de fevereiro, houve mais de 300 participantes na transmissão ao vivo, e mais de 1800 acessos ao vídeo que ficou disponível no canal.

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