O avanço da tecnologia e a globalização têm eliminado as barreiras relacionadas à distância física existentes antigamente nas transações comerciais. Com o advento da internet e o surgimento do e-commerce é possível, e cada vez mais comum, a compra de produtos – seja pelos comerciantes, seja pelo consumidor final, produzidos em regiões distantes, assim como oriundos de outros países ou continentes. Além disso, a modalidade de venda pela internet permitiu que parcerias fossem criadas entre varejistas e setor produtivo, para que nas vendas efetuadas via site, os produtos sejam despachados diretamente da indústria ou centro de distribuição. Esta medida resulta na diminuição dos custos com transporte e redução dos níveis de estoque, e em alguns casos pode representar um menor tempo de espera para o consumidor final. Porém, o e-commerce, bem como as parcerias entre sites de vendas e seus fornecedores só tornou-se possível graças à evolução da logística.

A indústria moveleira Brasileira é competitiva globalmente, e está inserida em vários mercados, como o latino-americano, europeu e asiático. Cada ponto da cadeia de valor passa a ser um desafio, e uma oportunidade. Etapas como armazenagem, estoques, manuseio de materiais e transporte são unicamente custo, e quando geridos de forma correta, podem aumentar a margem do lucro das organizações.

Em uma indústria moveleira, principalmente na logística primaria, que é a gestão da madeira ainda não beneficiada, se vê vários tipos de madeira diferente, proveniente de diversos fornecedores diferentes, e as vezes, mesmo sendo do mesmo fornecedor, mas com lotes diferentes. Além do tipo, o formato também varia entre toras, pranchas, caibros, entre outros. Existe também, em muitos casos, etapas terceirizadas, como a serraria, onde o produtor moveleiro adquire a madeira bruta e executa a etapa com uma serraria parceira. Criando mais uma rotina de entrada e saída de insumos.

Fazer a gestão de tanta informação pode ser um desafio, que a Signumat Tecnologia Florestal vê como uma ótima oportunidade. Nossas soluções para identificação de madeira trazem muita facilidade para o produtor moveleiro. Com cada tora, prancha ou pallet identificado com nossas plaquetas de rastreabilidade florestal, ele consegue fazer uma gestão correta dos insumos, tendo o controle em tempo real. Nossas soluções incluem plaquetas com código de barras ou Qrcode, facilitando a comunicação com os ERP’s já existentes de cada indústria.

Essa gestão integrada dos materiais traz muito mais previsibilidade e controle para o produtor moveleiro e sua cadeia de valor.

No link abaixo, você pode conferir todas as soluções de rastreabilidade florestal da Signumat  para a indústria moveleira!

https://www.signumat.com.br/plaquetas/

Share This