O Canal Rural publicou uma série exclusiva de episódios sobre o o Mato Grosso Sustentável, que se chama MT Sustentável. Nos episódios 29 e 30 desta série, vocês poderão conhecer a Fazenda Jatobá, que fica localizada em Paranatinga/MT, e possui mais de 20.000 hectares sendo geridos de maneira que integra a agricultura, pecuária e manejo florestal, resultando assim na regeneração das florestas.

Segundo a reportagem, o controle sustentável na Fazenda Jatobá começa com um estudo detalhado da área, realizado por uma consultoria especializada. No caso, pelo engenheiro florestal Ledequias Fernandes de Assis, responsável pelo projeto, Ele explica que é feito um inventário das árvores, selecionando aquelas que serão retiradas da floresta.

Durante a realização do inventário, as árvores são identificadas entre as que podem ser retiradas, e as que deverão permanecer na floresta, como porta sementes. As árvores porta sementes são responsáveis por regenerar a floresta. As árvores jovens também não entram para a lista de corte, por não estarem na idade adequada para isso.

 

        Foto: Canal Rural Mato Grosso

 

O abate é calculado para impactar no menor dano possível à floresta. Após o corte, cada tora de madeira é identificada com uma plaqueta de rastreabilidade florestal da Signumat Tecnologia Florestal. Sendo assim, é feita a rastreabilidade total da floresta, integrada com todos os sistemas do Ibama, conforme a lei.

PARA SABER MAIS SOBRE NOSSAS PLAQUETAS PARA RASTREABILIDADE FLORESTAL, CLIQUE AQUI!

Veja aqui os dois episódios:

Episódio 29:

Episódio 30:

Fonte: PUBLICADO EM 21/06/2023 ÀS 17H16 POR OLMIR CIVIDINI E TAIAN BOLZAN* DO CANAL RURAL MATO GROSSO – https://www.canalrural.com.br/mato-grosso/manejo-sustentavel-na-exploracao-de-florestas-nativas/ *Sob supervisão de Viviane Petroli

 

Share This