Neste Boletim Timberflow, a Imaflora faz um estudo detalhado sobre a origem da madeira para a construção civil, desde dados históricos, até o consumo atual. A fonte sempre foram as florestas naturais. Nas últimas décadas, com os incentivos fiscais, foram estabelecidas muitas florestas plantadas, que começaram a suprir a demanda por madeira na construção. Essa demanda não só foi impulsionada pelo setor da construção civil, mas também serviu como suprimento para a indústria de papel e celulose, bem como para a geração de energia.

O estudo fez uma consulta com os principais especialistas do mercado, e 80%  acreditam que haverá um apagão de madeira oriunda de cultivos florestais nos próximos anos. 

Um dos principais motivos, é o grande aporte das indústrias de papel e celulose em novas plantas de beneficiamento, que exigirão do mercado, muita matéria-prima, e neste contexto, a construção civil poderá ser afetada, com este direcionamento e escassez de toras.

Link para o estudo completo:

https://www.imaflora.org/public/media/biblioteca/boletim_timberflow_14_desafios_e_oportunidades_para_a_producao_de_madeira_solida_de_cultivos_florestais_voltada_ao_desenvolvimento_da_construcao_civil_brasileira.pdf

A Signumat Tecnologia Florestal traz mais de 50 anos de experiência no ramo da rastreabilidade florestal, e suas soluções são amplamente utilizadas por empresas que comercializam madeira certificada, seja nativa ou exótica. Com soluções em constante evolução, comprometido com os desafios florestais, a Signumat comercializa inovações de ponta, como plaquetas com QRCode, para permitir rastreabilidade e geolocalização de produtos de base florestal.

CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS SOBRE NOSSAS PLAQUETAS PARA RASTREABILIDADE FLORESTAL!

 

 

Share This