Durante o 8º Fórum de Soluções em Legalidade Florestal – O Futuro das Florestas na Amazônia, foi apresentado um estudo sobre a atividade madeireira e seus desafios no Brasil através da plataforma Timberflow. Segundo o site Imazon, a atividade madeireira foi objeto de um segundo mapeamento, mantida pelo Imaflora e dirigida a operadores de mercado, esse mapeamento aponta recuo na produção madeireira da Amazônia. Segundo o levantamento, entre janeiro e dezembro de 2023, a extração de produtos madeireiros na região atingiu seu mais baixo patamar desde 2010, passando de uma média de 10 a 12 milhões de metros cúbicos de madeira em tora para 5,8 milhões de metros cúbicos.

 

Fonte: Imazon/Timberflow

 

Baseada em dados oficiais, como o Documento de Origem Florestal (DOF) e a Guia Florestal (GF), que registram origem e transporte de produtos madeireiros da Amazônia, a plataforma acaba de ser redesenhada, com apoio de especialistas da Universidade de São Paulo, para utilizar modelos matemáticos que permitem aos compradores da madeira amazônica dimensionar a probabilidade do risco de ilegalidade em algum elo da sua cadeia de fornecimento.

Várias hipóteses se combinam para explicar a grande queda na produção em 2023. A primeira, apontada inclusive por produtores, é que a demanda caiu e os estoques estão altos no mercado interno, responsável por 92% do consumo. A segunda tem a ver com a imagem da madeira nativa. Poucos entendem que a produção madeireira sustentável é possível (e desejável), e o medo de envolvimento com madeira ilegal alimenta o surgimento gradativo de matérias-primas substitutas e mais baratas. “Um terceiro fator é a falta de uma estratégia para o setor, envolvendo atores públicos e privados. É preciso conectar as iniciativas públicas, como o impulso às concessões, a estratégias de valorização da atividade e de fomento do mercado, ou o futuro da atividade estará fortemente comprometido”, alerta Sobral.

A retração no consumo está presente no mercado interno e externo. E tem como agravante a concentração de 50% da demanda em apenas oito das mais de mil espécies madeireiras que a Amazônia oferece. As campeãs desse ranking são ipê, tauari e maçaranduba – o que prenuncia novos problemas para o setor. É que o ipê e o cumaru foram incluídos no Anexo 2 da Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies de Fauna e Flora Selvagens em Perigo de Extinção. Com manejo responsável, elas podem ser exploradas, mas os produtores temem uma reação do mercado semelhante à que ocorreu quando o mogno brasileiro foi incluído nessa lista e simplesmente perdeu toda demanda.

Fonte e texto : Site IMAZON.

8º Fórum de Soluções em Legalidade Florestal – O Futuro das Florestas na Amazônia

Organização: Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora)

Apoio: Instituto Centro de Vida (ICV), Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (Idesam), Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), Serviço Florestal Brasileiro (SFB)

Painéis: Produção de madeira na Amazônia (Leonardo Sobral, Imaflora; Camila Damasceno, Imazon; Mauren Lazzaretti, SEMA-MT; Rodolpho Zahluth, SEMAS-PA; Jessica Dalmaso, Confloresta). Os caminhos para uma produção responsável (Renato Rosenberg, SFB; Allan Jordani, Ibama); Carolle Alarcon, Coalizão Brasil, Clima, Florestas e Agricultura; Luis Gustavo Nonato, USP; Rubens Benini, TNC Brasil; Marco Lentini, IFT; Renato Morgado, Transparência Internacional.

Baixe aqui o estudo completo

Baixe os infográficos com dados do Simex gerais e por estado aqui

Baixe o  relatório Timberflow – O mercado em 2023

__________________________________________________________________________________________

CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS SOBRE NOSSAS PLAQUETAS PARA RASTREABILIDADE FLORESTAL!

A Signumat Tecnologia Florestal traz mais de 50 anos de experiência no ramo da rastreabilidade florestal. Da floresta até o controle final!

Quais as vantagens de utilizar as plaquetas de rastreabilidade da Signumat?

→ Rapidez e economia.

→ Resistência e durabilidade.

→ São invioláveis.

→ Conversam com todos os app’s e Erp’s. 

O melhor controle para sua madeira!

Share This